Por incrível que pareça, os dias quentes de verão aqui em Salvador já parecem até uma lembrança distante. O tempo está cada vez mais nublado e chuvoso e, para quem gosta de um bom vinho, está na hora de deixar os brancos, espumantes e rosés um pouquinho de lado.
Nesta hora, além dos vinhos tintos mais encorpados, uma excelente pedida são os vinhos do Porto. Mais forte e adocicados, são ideais para contemplar a chuva na janela, bebericando bem devagar e, às vezes, acompanhando uma bela sobremesa (afinal, quer coisa mais reconfortante do que algo doce nos dias frios?)!
Produzido na região do Douro, em Portugal, o Porto é da família dos chamados vinhos fortificados. Isso porque, em seu processo de produção, as uvas não são totalmente fermentadas (por isso, sobra açúcar residual, o que o torna docinho) e o vinho é fortificado com aguardente vínica, o que deixa o teor alcoólico consideravelmente mais alto (chega a 20 graus) e uma textura mais licorosa.
Dois Portos para você provar
Se você é mais fã dos sabores mais ricos e texturas mais suculentas, o Porto ideal para você é o Ruby. De cor vermelha intensa, que chega a parecer um vinho tinto não fortificado. Tem aromas que também remetem aos tintos, com muita fruta vermelha fresca. Ideal para harmonizar com chocolates mais amargos, de 70% cacau ou uma mousse de chocolate. Um exemplo é o Barão de Vilar Ruby (R$ 100), disponível na Adega Tio Sam.
Ainda na Adega você pode encontrar uma versão ainda mais encorpada e potente, o Barão de Vilar LBV 2007 (R$ 108), para dias mais especiais! Este é ainda mais suculento e tende a apresentar aromas mais intensos e complexos, mas ainda com o mesmo frescor e fruta!
Saúde! =)
0 comentários:
Postar um comentário